INTRODUÇÃO
Neste
trambalho falaremos de alguns aspectos muito importante relacionados a
liderança, por tanto convidamos o caro leitor a prestar atenção durante a
leitura. A liderança é um processo de dirigir e influenciar as
atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.
Segundo Chavenato, “a liderança é de certa forma, um tipo de poder
pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função
dos relacionamentos existentes. ”
Líder: é a pessoa que através do processo de
comunicação procura motivar, dirigir e organizar uma determinada organização ou
grupo de pessoas.
CONCEITOS
BÁSICOS
Percebe se que
apesar de existir vários conceitos acerca da liderança, eles remetem sempre o
poder de influenciar as pessoas. Sendo esta característica pessoal existente em
poucas pessoas.
A liderança é o
poder nomeado ao líder. Existem vários tipos de líder em nossas organizações
por exemplos os líderes apoiadores, diretivos, participativo, orientado para as
metas ou resultados. Estes estilos podem ser encontrados em um único líder
outros possuem apenas um destes estilos. A diferenciação de um para o outro é
na forma de agir diante dos colaboradores e quais as suas prioridades na hora
de tomar uma decisão.
Líderes não são
necessariamente o gestor de uma empresa e/ou gerente e/ou presidente. A rigor
elas deveriam ser lideres mas muitas não possuem atributos de líder.
O verdadeiro líder
possui uma qualidade que é iminente para o seu sucesso junto os colaboradores,
é a capacidade de servir, em vez de ordenar, é ajudar no desenvolvimento
atrelando suas necessidades com os valores da organização. O líder tem que
deixar transparente o desejo de servir, tem que ter espiritualidade.
É preciso aliar os
valores das organizações com os dos colaboradores, eles precisam ver sentido no
que fazem, se dispor a serviço de outras pessoas. A espiritualidade ela vem
trazer uma convivência pacifica entre colaboradores e empresas, que estes
passam a considerar a empresa como algo complementar da sua felicidade e não um
lugar de tormento.
Cabendo ao líder a
tarefa de incentivar a o desenvolvimento espiritual dos liderados, levando os a
questionar qual o seu verdadeiro papel na organização, a desenvolver os
talentos existentes, aumentando a satisfação e consequentemente a
produtividade.
Contudo o líder
espiritualizado ama o seu colega de trabalho, tratando o amor como um
comportamento, considera o sucesso da organização como um mérito conjunto tanto
dele como dos colaboradores que contribuíram.
Entretanto o líder
é possuidor do poder aparente por que ele tem a característica de influenciar
as pessoas, ele é percebido por todos, e transparente pelo fato de servir as
pessoas com transparência, dedicação, honestidade.
IMPORTÂNCIA
É um tema
importante para os gestores devido ao papel
fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização.
Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar
não é uma tarefa simples.
Pelo contrário.
Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso,
pois a organização é um ser vivo,
dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara,
pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe,
para que se atinja os objetivos propostos pela organização.
Entre os desafios
apresentados pelo ambiente mutável, as
organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem
habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz
deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de
liderança.
A natureza e o exercício da liderança tem sido foco de pesquisas
do homem ao longo da sua história. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem
sido o estudo dos líderes - o quê e por que eles fizeram o que fizeram".
A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A
República que o regente precisava ser
educado com a razão, descrevendo o seu idealseu colombo é líder demais de
"rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e seu "rei sábio", bem como Tao e seu "líder servo".
A
condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera
resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os
liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com
entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o
líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma
tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de
pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Líder é
aquele que sabe servir, que sabe fazer funcionar a harmonia das relações entre
os operadores de um contexto (empresarial ou outro), para que exista o máximo
de produção específica ou resultado integral. A melhor forma de definir o líder
é como uma hierarquia
de funções: as constrói, as controla, as desenvolve e as dirige, sempre com
referência a um escopo definido
Para os
gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
Acadêmicos
argumentam que a liderança como tema de pesquisa
científica surgiu apenas depois da década de 1930 fora do campo da filosofia e
da história. Com o passar do tempo, a pesquisa e a literatura
sobre liderança evoluíram de teorias que descreviam traços e características
pessoais dos líderes eficazes, passando por uma abordagem funcional básica que
esboçava o que líderes eficazes deveriam fazer, e chegando a uma abordagem
situacional ou contingencial, que propõe um estilo mais flexível, adaptativo
para a liderança eficaz.
Nos
últimos anos, boa parte dessas pesquisas e obras têm sido criticadas por ser de
escopo muito restrito, mais preocupada com a explicação dos comportamentos
de líderes face a face com seus colaboradores, ao invés de examinar os líderes
no contexto maior de suas organizações, prestando pouca atenção ao papel da
liderança organizacional em termos do tratamento da mudança ambiental. É o
processo de maior importância ao qual se deve fazer ênfase.
TEORIAS
Segundo Chiavenato
a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre
o comportamento
das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:
· Traços
da personalidade. Segundo esta
teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o
qualificam para a função.
· Estilos de liderança.
Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
· Situações
de liderança (teoria Contingencial:). Nesta teoria o
líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação
Para Lacombe os
líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder
legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência,
em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças
a conhecimentos que o líder detém.
TIPOS DE LIDERANÇA
-
Liderança autocrática
Na Liderança autocrática
o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de
liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais,
desconsiderando a opinião dos liderados.
O líder determina
as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível
para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda
qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e
nas críticas ao trabalho de cada membro.
-
Liderança democrática
Chamada ainda de
liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as
pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui
as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo
líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando
aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas
ou mais alternativas para o grupo escolher.
As tarefas ganham
novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do
próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de
trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e
limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
Laissez-faire é a
contração da expressão em língua
francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer,
que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".
Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus
projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não
necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser
indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e
erros sem corrigi-los.
O paternalismo é
uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem
relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser
confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado
num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante
para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o
equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são
mais importantes do que um indivíduo.
A
Liderança por Ideal é um estilo de conduzir equipes por meio das convicções e
dos valores do líder sem desmerecer os objetivos individuais dos liderados. Na
Liderança por Ideal, a cultura organizacional se sustenta na filosofia e nos
modelos mentais do líder, que gera um ambiente de participação e integração dentro
do grupo. O líder por ideal vai além de suas fronteiras organizacionais e cria
um elo entre os colaboradores, os clientes, a cadeia de suprimentos e o próprio
líder. Muitos exemplos deste estilo podem ser dados, tais como: Steve Jobs,
Eiji Toyoda, Walt Disney e Sílvio Santos. A Liderança por Ideal é um estilo
identificado pelos professores brasileiros Evandro Prestes Guerreiro e Roberto
Araújo da Silva, tendo como base de método o Sistema LIDI (Sistema que
caracteriza e explica o conceito de líder por ideal).
ESTILOS
DE LIDERANÇA
Embora os estilos
de liderança já tenham sido identificados anteriormente e designados com estes
ou outros nomes aqui ficam outros estilos de liderança associados à relação
causal entre cada estilo e os efeitos sobre o clima de trabalho e o desempenho:
Canaliza as
pessoas para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre o
clima de trabalho. É apropriado para situações onde ocorra mudanças que exigem
uma nova visão.
Relaciona os
desejos das pessoas com os objetivos da organização. Ajuda um empregado a ser
mais eficiente, melhorando as suas capacidades de longo prazo.
Cria harmonia
melhorando o relacionamento entre as pessoas. Ideal para resolver e sarar
conflitos num grupo; dar motivação em períodos difíceis; melhorar o
relacionamento entre as pessoas.
Atinge objetivos
difíceis e estimulantes. Tem um efeito por vezes negativo sobre o clima de
trabalho pois é frequentemente mal executado.
Acalma os receios
dando instruções claras em situações de emergência. É apropriado em situações
de crise; para desencadear uma reviravolta na situação; com subordinados
difíceis.
Estilo de liderança
sempre foi complexo, por estar diretamente condicionado com as reações do
comportamento humano, mas é imprescindível que seja situacional, flexível e
adaptado para os resultados que se pretende. O principal objetivo pretendido
deve contar com as etapas do estilo autocrático, democrático e liberal levando
em conta o receptor com as ações de auto-estima e afetividade (respeito ao liderar).
O estilo deve ser situacional devido ao aprimoramento contínuo de todo o
ambiente de trabalho.
CONCLUSÃO
Depois de uma séria pesquisa na
cadeira de Introdução a Gestão sob tema “Liderança”, concluímos que ela é uma ferramenta indispensável
para o funcionamento de uma organização, pois ela é a arte de dirigir pessoas, atraindo
seguidores e influenciando de
forma positiva mentalidades e comportamentos, a liderança pode surgir de forma
natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir
forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um
líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade,
exerce uma liderança formal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·
LACOMBE, F.J.M.; Heilborn,
G.L.J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
ISBN 85-02-03788-9.
·
BOWDITCH, James L. &
BUONO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. Título
Original "A Primer on Organization Behavior". São Paulo: Editora Pioneira,
1992.
·
ROBBINS, Stephen P. Comportamento
organizacional. São Paulo: Pearson, 2011.
·
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de novos
tempos . Rio de Janeiro: Campus, 2004.
·
STONER, James A.F. Administração. Rio de
Janeiro: LTC, 5° edição. 1999.